Pesquisar este blog

quarta-feira, 7 de abril de 2010

Turbo Compound Volvo FH / NH / FM

Motor D12D Turbo Compound - Introdução





A nova versão D12D TC 500 hp está equipada com o sistema Turbo Compound.
No sistema Turbo Compound, parte da energia sob forma de calor advindo dos gases de escape após a turbina é utilizada pra acionar uma turbina adicional, a qual chamaremos de turbina de potência. Essa turbina adicional acionará sistemas redutores de engrenagens, cuja engrenagem final, acoplada à engrenagem da árvore de manivelas, irá transmitir potência adicional ao motor. O sistema integrado do turbo compound está montado na carcaça do volante do lado direito do motor. A vantagem do turbo compound é um aumento da eficiência térmica, resultando em:

- maior potência

- otimização do torque

- menor consumo de combustível.
 

Motor D12D Turbo Compound - Potência e Torque do Motor Aqui são mostradas as curvas de potência e torque do motor D12D 500 hp. Para mostrar o torque mais elevado a menor rotação do motor com turbo compound, a curva da versão D12D 460 hp foi acrescentada para efeito de comparação.

Funcionamento

A temperatura dos gases de escape que saem da câmara de combustão do motor é de aproximadamente +650 ºC. Após a passagem pelo turbocompressor a temperatura cai para aproximadamente +550 ºC. A diferença de 100 ºC foi utilizada para acionar o turbocompressor. Quando os gases de escape acabam de passar pela turbina de potência (turbina adicional do sistema Turbo Compound), a temperatura é de aproximadamente +450 ºC. A energia da diferença de temperatura de 100 ºC é utilizada no sistema turbo compound para acionar a árvore de manivelas do motor através de uma engrenagem e de uma embreagem hidráulica.


Componentes

O conjunto do turbo compound está localizado entre o turbocompressor (1) e a engrenagem da árvore de manivelas (2) do motor. As altas rotações da turbina de potência (3) são reduzidas pela redução de engrenagens (4). Uma embreagem hidráulica (5) é utilizada para equilibrar as variações de rotações.
Uma outra redução (6) é necessária para adaptar as rotações para a árvore de manivelas. A potência é transmitida para a engrenagem (2) da árvore de manivelas através da engrenagem (7).


Principais Diferenças

Com relação ao motor básico, existem diferenças entre o motor com turbo compound e as versões equipadas apenas com turbocompressores.
As principais diferenças, são:

1 - Carcaça do volante do motor. Mais comprida e com espaço projetada para a engrenagem

intermediária (4)

2 - Extensão da árvore de manivelas. Fixa no eixo da árvore de manivelas

3 - Engrenagem da árvore de manivelas. Prensada no eixo da árvore de manivelas

4 - Engrenagem intermediária. Montada na bucha instalada no cubo fixo à carcaça do volante

do motor

5 - Placa de distribuição traseira

6 - Estrutura de reforço mais comprida

7 - Cárter do óleo mais comprido

8 - Carcaça do filtro do óleo com novo sistema de arrefecimento dos pistões

9 - Bomba de óleo de lubrificação maior.
 
Sistema de Lubrificação.

A principal diferença do D12D Turbo Compound do sistema de lubrificação está na carcaça dos filtros do óleo do motor.

- O sistema Turbo Compound é lubrificado com óleo do filtro by-pass, através do tubo A

- O turbocompressor é lubrificado com óleo dos filtros de fluxo total, através do tubo B

- O sistema de arrefecimento dos pistões é um sistema otimizado controlado por duas válvulas

deslizantes, a válvula C e a D

A válvula D é uma válvula que abre e fecha dependendo da pressão. A válvula C é uma válvula reguladora que dá uma pressão de arrefecimento constante dos pistões, independentemente da rotação com motor. O funcionamento das válvulas é o mesmo que para o motor D9A.



Por: Arli das Neves Júnior.

Um comentário: