Diagrama dos sistemas do motor
Os sistemas principais do motor são o “Gerenciamento de Ar” e o “Gerenciamento de Combustível” que compartilham alguns sub-sistemas ou possuem um sub-sistema que ajudam quanto a seu funcionamento.
• O sistema de controle eletrônico controla os sistemas de gerenciamento de ar e de combustível;
• O sistema de arrefecimento proporciona a transferência de calor dos gases EGR e do óleo de lubrificação;
• O sistema de lubrificação proporciona a lubrificação e a transferência de calor dos componentes do motor;
• O sistema de controle da pressão de injeção (ICP) utiliza o óleo lubrificante como fluido hidráulico para acionar os injetores de combustível;
• O sistema de alimentação de combustível pressuriza o combustível para transferi-lo aos injetores de combustível.
Sistema de gerenciamento de ar
Componentes do sistema de gerenciamento de ar e fluxo de ar
1. Ar de admissão
2. Gases de escape
3. Filtro de ar
4. Resfriador de ar
5. Duto de entrada e misturador EGR6. Coletor de admissão
7. Válvula EGR
8. Sensor de Pressão Absoluta do Coletor (MAP)
9. Sensor de Temperatura do Ar de Admissão
do Coletor (MAT)
10. Cabeçote
11. Coletor de escape
12. Resfriador EGR
13. Tubo EGR
14. Turboalimentador de Geometria Variável(TGV)
15. Sensor de Contra-pressão de Escape (EBP)
O sistema de gerenciamento de ar inclui o seguinte:
• Conjunto do filtro de ar;
• Resfriador de ar;
• Turboalimentador de geometria variável (TGV);
• Coletor de admissão;
• Sistema de recirculação dos gases de escape(EGR);
• Sistema de escape;
• Duto de entrada e misturador EGR;
• Freio-motor.
Fluxo de ar
O ar flui através do filtro de ar e entra no Turboalimentador de Geometria Variável (TGV). O compressor no turboalimentador aumenta a pressão, temperatura e densidade do ar de admissão antes que ele entre no resfriador de ar . O ar comprimido e resfriado flui do resfriador de ar para o duto misturador EGR.
• Se a válvula de controle EGR estiver aberta, os gases de escape irão misturar-se com o ar de admissão filtrado e fluir para o coletor de admissão;
• Se a válvula de controle EGR estiver fechada, apenas o ar filtrado irá fluir para o coletor de admissão Após a combustão, o gás de escape é forçado através do coletor de escape para o resfriador EGR e turboalimentador.
• Uma parte dos gases de escape é resfriada no resfriador EGR e flui através da válvula de controle EGR para o duto misturador EGR. Quando os gases de escape se misturam com o ar filtrado, as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) e o ruído são reduzidos;
• A porção restante dos gases de escape flui para o turboalimentador, desce em espiral e expande-se através do rotor da turbina, variando a pressão do lado compressor do turboalimentador;
• O rotor do compressor TGV, no mesmo eixo do rotor da turbina, comprime a mistura de ar filtrado.
O turboalimentador responde diretamente às cargas do motor. Durante cargas pesadas, um fluxo maior de gases de escape faz o rotor da turbina mover-se mais rapidamente. Este aumento de velocidade faz o rotor do compressor funcionar mais rápido e fornece mais ar ao coletor de admissão. Por outro lado, quando a carga do motor é leve, o fluxo dos gases de escape diminui e menos ar é dirigido ao coletor de admissão.
Resfriador de ar
1. Saída de ar
2. Resfriador de ar
3. Entrada de ar4. Radiador
O resfriador de ar está montado na parte superior do radiador. O ar que vem do turboalimentador passa através de uma rede de tubos trocadores de calor antes de entrar no duto do misturador EGR.
O ar externo que flui sobre os tubos e vanes, resfria o ar comprimido pelo turboalimentador. Este é mais frio e mais denso que o ar não resfriado; o ar mais frio e denso melhora a relação ar/combustível durante a combustão, resultando em melhor controle de emissão de gases e mais potência.
Por: Arli das Neves Júnior.
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