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quinta-feira, 15 de abril de 2010

EMS S6 - Sistema de Controle do motor


Características da unidade de controle – EMS S6


 
 
 
*Fabricado pela Motorola;
 
*Projetado para ser montado sobre suportes de borracha no motor sem necessitar de refrigeração;
 
*Programa do S6 100% criado e controlado pela Scania;

*A unidade de comando recebe sinais dos sensores, interruptores e outros sistemas eletrônicos.

*As falhas (avarias) no sistema são exibidas por meio de códigos de piscadas no painel. Se o sistema estiver funcionando corretamente, a luz piscará por 4 segundos.

Controlador - Características


 


*Microprocessador com aproximadamente 60 entradas e 8 saídas analógicas;
*Possui uma interface eletrônica com o S6;

Funções do coordenador:


*Monitor de pressão de óleo;

*Indicador de pressão de óleo;

*Monitor de temperatura de água;

*Indicador de temperatura de água;

*Tacômetro;

*Sinal de funcionamento do motor;

*Aviso – Mal funcionamento do pedal do acelerador;

*Diagnósticos através do código de piscadas;

Sistemas com que o EMS se comunica




1- Dois sensores de rotação do motor
2- Sensor de pressão e temperatura do ar de admissão
3- Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento
4- Sensor de pressão de óleo
5- Válvulas solenóides das unidades injetoras
6- Válvula solenóide do ventilador
COO – coordenador que se comunica com outros componentes e também com o S6.


Localização dos componentes no motor


Sensores de rotação T28 e T29



Sensores do tipo indutivo

Sensor T28: detecta os furos no volante a medida que ele gira.

Sensor T29: detecta os dentes da cremalheira.

Resistência entre os pinos 1 e 2, 485 a ­595 ohms.


Sensor de temperatura e pressão do ar de admissão T26




Sensores de temperatura e pressão são integrados em um só componente.
O sinal do sensor é usado para fazer ajustes precisos na quantidade de combustível nos injetores.


Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento T27


Resistência entre os pinos 1 e 2:

­20°C 11,8 ­ 14,9 kohms
+/­0 °C 4,5 ­ 6,3 kohms
+20°C 2,2 ­ 2,6 kohms
+40°C 1,0 ­ 1,3 kohms
+60°C 560 ­ 680 ohms
+80°C 310 ­ 390 ohms
+100°C 180 ­ 230 ohms

Sensor de pressão do óleo T25


Detecta a pressão do óleo de motor, a pressão atmosférica mais a pressão positiva da bomba de óleo.
A unidade de comando do EMS não usa este valor, mas o envia para o coordenador.

Vantagens do Sistema S6:



Redução da quantidade de hardwares;

Complexidade do componente;

Facilidade para estender e integrar outros sistemas;

Novas funções lógicas;

Facilidade na identificação de problemas;

Maior número de funções de monitoramento;

Complexidade do componente;

 
Por: Arli das Neves Jùnior.

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