Características da unidade de controle – EMS S6
*Fabricado pela Motorola;
*Projetado para ser montado sobre suportes de borracha no motor sem necessitar de refrigeração;
*Programa do S6 100% criado e controlado pela Scania;
*A unidade de comando recebe sinais dos sensores, interruptores e outros sistemas eletrônicos.
*As falhas (avarias) no sistema são exibidas por meio de códigos de piscadas no painel. Se o sistema estiver funcionando corretamente, a luz piscará por 4 segundos.
Controlador - Características
*Microprocessador com aproximadamente 60 entradas e 8 saídas analógicas;
*Possui uma interface eletrônica com o S6;
Funções do coordenador:
*Monitor de pressão de óleo;
*Indicador de pressão de óleo;
*Monitor de temperatura de água;
*Indicador de temperatura de água;
*Tacômetro;
*Sinal de funcionamento do motor;
*Aviso – Mal funcionamento do pedal do acelerador;
*Diagnósticos através do código de piscadas;
Sistemas com que o EMS se comunica
1- Dois sensores de rotação do motor
2- Sensor de pressão e temperatura do ar de admissão
3- Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento
4- Sensor de pressão de óleo
5- Válvulas solenóides das unidades injetoras
6- Válvula solenóide do ventilador
COO – coordenador que se comunica com outros componentes e também com o S6.
Localização dos componentes no motor
Sensores de rotação T28 e T29
Sensores do tipo indutivo
Sensor T28: detecta os furos no volante a medida que ele gira.
Sensor T29: detecta os dentes da cremalheira.
Resistência entre os pinos 1 e 2, 485 a 595 ohms.
Sensor de temperatura e pressão do ar de admissão T26
Sensores de temperatura e pressão são integrados em um só componente.
O sinal do sensor é usado para fazer ajustes precisos na quantidade de combustível nos injetores.
Sensor de temperatura do líquido de arrefecimento T27
Resistência entre os pinos 1 e 2:
20°C 11,8 14,9 kohms
+/0 °C 4,5 6,3 kohms
+20°C 2,2 2,6 kohms
+40°C 1,0 1,3 kohms
+60°C 560 680 ohms
+80°C 310 390 ohms
+100°C 180 230 ohms
Sensor de pressão do óleo T25
Detecta a pressão do óleo de motor, a pressão atmosférica mais a pressão positiva da bomba de óleo.
A unidade de comando do EMS não usa este valor, mas o envia para o coordenador.
Vantagens do Sistema S6:
Redução da quantidade de hardwares;
Complexidade do componente;
Facilidade para estender e integrar outros sistemas;
Novas funções lógicas;
Facilidade na identificação de problemas;
Maior número de funções de monitoramento;
Complexidade do componente;
Por: Arli das Neves Jùnior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário