Motor Tector
EuroCargo
Sistema de alimentação com injeção eletrônica de alta pressão
A redução das emissões de partículas é conseguida com pressões de injeção, especialmente quando estão elevadas. O sistema da galeria principal permite injetar o combustível a pressões que alcançam os 1450 bar, enquanto que a precisão da injeção, obtida com o gerenciamento eletrônico do sistema, otimiza o funcionamento do motor, limitando a emissões e o consumo.
O sistema é constituído pelos sistemas elétrico e hidráulico.
Sistema elétrico
A central controla a gestão do motor por meio dos sensores presentes no mesmo.
Descrição do sistema de injeção
Controle da resistência do pré-aquecimento do motor
É ativado o pré-pós aquecimento quando apenas um dos sensores de temperatura do líquido de arrefecimento ou combustível sinaliza uma temperatura igual ou inferior a 5ºC.
Reconhecimento de ponto
Através dos sinais dos sensores sobre o eixo comando e a roda fônica na árvore de manivelas, é reconhecido na partida o cilindro ao qual deve ser injetado o combustível.
Controle da injeção
A central, com base nas informações procedentes dos sensores, comanda o regulador de pressão e varia as modalidades da pré-injeção e da injeção principal.
Controle a ciclo fechado da pressão de injeção
Sobre a base de carga do motor, determinada pela elaboração dos sinais procedentes dos diversos sensores, a central comanda o regulador para sempre disponibilizar a pressão otimizada para atender as necessidades de cada instante.
Controle de avanço da injeção primária e principal
A central determina, com base nos sinais procedentes dos diversos sensores e a sua configuração interna, o ponto ideal de injeção.
Controle da marcha lenta
A central elabora os sinais procedentes dos diversos sensores e regula a quantidade do combustível injetado. Controla o regulador de pressão e varia o tempo de injeção dos eletroinjetores. Dentro de certos limites, também considera a tensão da bateria.
Limitação de rotação máxima
A 2700 rpm, a central limita o fluxo de combustível, reduzindo o tempo de abertura dos eletroinjetores. Superados os 3000 rpm, os eletroinjetores são desativados.
Corte de combustível
O corte de combustível na fase de retenção está comandado pela central, que ativa as seguintes lógicas:
- Corta a alimentação dos eletroinjetores.
- Reativa os eletroinjetores, pouco antes de alcançar a rotação mínima.
- Comanda o regulador de pressão de combustível.
Controle de fumaça na aceleração
A central comanda o regulador de pressão e varia o tempo de atuação dos eletroinjetores para evitar o excesso de fumaça no escape, com elevadas demandas de potência e baseada nos sinais recebidos do sensor de pressão / temperatura do ar e do sensor de rotações do motor.
Controle de inserção do compressor de ar condicionado
A central está em condições de comandar a aplicação ou desaplicação da embreagem eletromagnética do compressor (quando instalado), em função da temperatura do líquido de arrefecimento. Se a temperatura do líquido de arrefecimento alcança os ~105ºC, o compressor é desligado.
Pós-parada
Ao parar o motor, o microprocessador da central permite memorizar alguns dados na EE-PROM, como a memória de avarias, para que estejam disponíveis na partida seguinte.
Sistema hidráulico
O sistema da galeria principal apresenta uma bomba especial que mantém, continuamente, o combustível a alta pressão, independentemente da fase e do cilindro que deve receber a injeção, e o acumula em uma galeria principal para todos os eletroinjetores.
Portanto, na entrada dos eletroinjetores sempre está disponível o combustível com a pressão de injeção calculada pela central eletrônica. Quando a eletroválvula de um eletroinjetor é energizada pela central eletrônica, no correspondente cilindro, ocorre a injeção do combustível alimentado diretamente pela galeria principal. O sistema hidráulico consiste de um circuito de baixa pressão e um de alta pressão.
O circuito de alta pressão está constituído pelas seguintes tubulações:
- Tubulação que une a saída da bomba de alta pressão à galeria principal.
- Tubulação que desde a galeria principal alimentam os eletroinjetores.
O circuito de baixa pressão está constituído pelas seguintes tubulações:
- Tubulações de admissão do combustível desde o depósito até o pré-filtro.
- Tubulações que alimentam a bomba mecânica de alimentação através do intercambiador de calor da central para a bomba de baixa pressão e o filtro.
- Tubulações que alimentam a bomba de alta pressão através do filtro de combustível.
Completam o sistema de alimentação: o circuito de retorno do combustível da galeria principal e dos injetores e o circuito de arrefecimento da bomba de alta pressão.
Esquema hidráulico
O regulador de pressão, instalado na entrada da bomba de alta pressão, regula o fluxo do combustível necessário para o sistema de baixa pressão e, sucessivamente, a bomba de alta pressão inicia a alimentação correta da galeria principal Desta forma, é enviado somente o combustível necessário, melhorando o rendimento energético e limitando o aquecimento do combustível no sistema. A válvula limitadora (2), montada sobre a bomba de alta pressão, tem a função de manter a pressão constante a 5 bar na entrada do regulador de pressão, independentemente da eficiência do filtro de combustível e da perda na instalação. A intervenção da válvula limitadora (2) comporta um aumento do fluxo de combustível no circuito de arrefecimento da bomba de alta pressão, através da tubulação (16) de entrada e de descarga da tubulação (8). A válvula limitadora localizada no cabeçote de cilindros, montada no retorno dos eletroinjetores (3), regula o fluxo de retorno do combustível dos eletroinjetores em uma pressão de 1,3 - 2 bar. Em paralelo, na bomba mecânica de alimentação estão montadas duas válvulas by-pass. A válvula by-pass (18) permite que flua o combustível desde a saída da bomba mecânica até sua entrada, quando a pressão na entrada do filtro de combustível supera o valor limite permitido. A válvula by-pass (17) permite preencher o sistema de alimentação através da bomba manual (10).
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