Pesquisar este blog

quinta-feira, 15 de abril de 2010

NATS (Sistema antifurto Nissan)

NATS (SISTEMA ANTIFURTO)


Descrição do Sistema


NATS (Sistema Antifurto Nissan) possui as seguintes funções do imobilizador:

● Uma vez que apenas as chaves de ignição NATS (cujo nº de ID foi registrado em ECM e IMMU de NATS) permitem o funcionamento do motor, o veículo não funcionará sem uma chave registrada em NATS. Isto significa que NATS irá imobilizar o motor caso alguém tente dar partida sem a chave registrada NATS.
● Esta versão de NATS possui uma unidade de dongle para melhorar o desempenho do sistema antifurto (modelos ALD). A unidade dongle possui seu próprio ID que está registrado em NATS IMMU. Desta forma, caso a unidade de dongle seja substituída, deverá ser efetuada a reinicialização.
● Quando for detectada uma falha na unidade dongle:

A luz indicadora de segurança acenderá por 15 minutos após o interruptor de ignição ser ligado.

– Quando o dispositivo de proteção contra cópia (unidade dongle) apresenta uma falha e a luz indicadora acende-se, não será possível dar partida ao motor. Entretanto, poderá ser dada a partida ao motor apenas uma vez quando a luz indicadora de segurança apagar-se por aproximadamente 15 minutos, após o interruptor de ignição ser ligado.

● Todos os IDs das chaves de ignição fornecidos originalmente foram registrados em NATS.

Caso o proprietário do veículo deseje, um número máximo de quatro IDs das chaves de ignição poderá ser registrado nos componentes NATS.

● O indicador de segurança piscará quando o interruptor de ignição estiver nas posições DESLIGADO (“OFF”) ou ACESSÓRIOS (“ACC”). Portanto, o NATS alerta aos estranhos que o veículo está equipado com o sistema antifurto.

● Quando o NATS detectar um desarranjo, a lâmpada indicadora de segurança acenderá conforme segue.
 
 
 
● O diagnóstico de falhas NATS, inicialização do sistema e registros adicionais de outras IDs de chaves de ignição NATS deverão ser efetuados utilizando-se o hardware CONSULT-II e o software CONSULT-II NATS.

Quanto aos procedimentos para inicialização NATS e registro de ID da chave de ignição, consulte o manual
de operação CONSULT-II, NATS.

● Ao reparar uma irregularidade no NATS (indicada quando a Lâmpada Indicadora de Segurança
acende), ou ao registrar um outro número de ID de chave de ignição NATS, poderá ser necessário
registrar novamente a identificação da chave original. Portanto, certifique-se de ter recebido TODAS AS CHAVES do proprietário do veículo.
 
Localização das Peças do Componente e Conectores do Chicote




Composição do Sistema


A função do imobilizador do NATS consiste do seguinte:

● Chave de ignição NATS

● Chave mecânica (com sistema de Chave Inteligente)

● Amplificador da antena NATS localizado no cilindro da chave de ignição.

● BCM

● Módulo de controle do motor (ECM)

● Dispositivo de proteção contra cópia (modelos ALD)

● Indicador de segurança

NOTA:
A comunicação entre o ECM, BCM e/ou unidade da Chave Inteligente utiliza o sistema de comunicação CAN.



Função de Recomunicação do ECM EIS00DAR

O procedimento a seguir poderá efetuar automaticamente a recomunicação do ECM e BCM ou Chave Inteligente: Unidade da chave, mas apenas quando o ECM tenha sido substituído por uma unidade nova (*1).
*1: Unidade nova significa que um ECM virgem nunca foi energizado a bordo. (Nesta etapa, o procedimento de inicialização pelo CONSULT-II não é necessário)

NOTA:

● Ao registrar novos IDs de Chaves ou fazer uma substituição por um ECM que não seja novo, consulte o Manual de Operação NATS CONSULT-II.
● Caso chaves múltiplas estejam colocadas no mesmo chaveiro, separe-as antes de dar início ao trabalho.
● Distinga as chaves com um ID de chave não registrado daquelas com ID registrado.

1. Instalar o ECM.
2. Utilizando uma chave registrada (*2), girar o interruptor de ignição para “ON” (LIGADO).
*2: Para efetuar esta etapa, utilizar a chave (exceto para chave de cartão) que tenha sido utilizada antes de efetuar a substituição do ECM.
3. Manter o interruptor de ignição na posição “ON” (LIGADA) por pelo menos 5 segundos.
4. Desligue o interruptor de ignição (“OFF”).
5. Dê partida ao motor.

Caso possa ser dada partida ao motor, o procedimento estará completo.
Caso não possa ser dada partida ao motor, consulte o Manual de Operações NATS CONSULT-II e inicializar a unidade de controle.





Por: Arli das Neves Júnior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário