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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Stralis / Sistema Eletroeletrônico / Sistema Multiplex

DESCRIÇÃO GERAL DO SISTEMA MULTIPLEX

A conexão entre as diversas centrais de comando podem ser realizadas reagrupando-as em uma única unidade central (solução demasiadamente complexa) ou executando uma rede de comunicação apta para efetuar as transferências necessárias dos dados de maneira rápida e confiável.

A transferência rápida dos dados é muito importante para a gestão da condução de um veículo (a confiabilidade deve estar garantida para as aplicações vinculadas à segurança nos comandos da transmissão, freios, motor e central eletrônicas de controle) e não devem existir problemas de comunicação, sobretudo na presença de influências eletromagnéticas.
Muitos dos problemas que afetam os circuitos elétricos existentes sobre o veículo correspondem à tecnologia das conexões e podem estar localizados na corrosão ou oxidação dos contatos de um conector, nas conexões dos cabos, no desgaste da capa isolante ou na montagem defeituosa.

Outra causa destes problemas poderia estar nos defeitos de funcionamento dos sensores ou acionadores. Utilizando uma menor quantidade de cabo, o tempo de inatividade do veículo será reduzido ao mínimo com a conseqüente economia nos custos operacionais. Um chicote com um número menor de componentes permitirá efetuar o diagnóstico do sistema eletrônico com maior facilidade.
O comprimento total dos cabos pode alcançar vários quilômetros e o maior número de conexões aumenta o risco de possíveis defeitos. Os sistemas MULTIPLEX permitem uma melhor comunicação entre os diversos sistemas eletrônicos presentes no veículo e facilitam uma localização mais simples das avarias.

Controle convencional
Atualmente o sistema ELÉTRICO presente sobre o veículo prevê que cada utilizador seja comandado diretamente por seu interruptor, o que comporta necessariamente a presença de um chicote com muitos cabos, com os riscos antes citados.

CONTROLE VIA MULTIPLEX

Diferentemente do sistema citado anteriormente, neste caso cada interruptor está conectado a uma unidade de Multiplexador a qual transmite o seu estado (aberto ou fechado). Um valor codificado, diferente para cada interruptor, é transmitido ao Databus (linha de comunicação CAN). O sinal é decodificado por uma unidade de Demultiplexador a qual proporciona a tensão necessária ao utilizador interessado.
De acordo com a diferente velocidade de transmissão dos dados sobre o Databus, existemdiversas classes de transmissão:

Classe A: velocidade baixa (comando dos motores dos limpadores do pára-brisa e das luzes do veículo)

Classe B: velocidade média velocidade (sistema do ar condicionado e do áudio)

Classe C: velocidade alta velocidade (sistemas de comando do ABS, etc.)

As vantagens do sistema Multiplex podem ser resumidas nos seguintes pontos: redução de custos devido ao menor comprimento dos cabos, maior funcionalidade, sinais dos sensores compartilhados por parte dos diversos sistemas e melhores funções de diagnóstico a bordo. Ao contrário, maiores custos com relação a um sistema convencional e exigências superiores de formação técnica.
Todas as centrais de comando estão conectadas entre si mediante linha CAN (Control Area Network)
A estrutura MULTIPLEX é muito flexível: pode-se retirar ou implementar centrais de comando sem interromper o funcionamento das restantes. Se o sistema 2 envia uma mensagem, o sistema 3, que está interessado, aceita a mensagem, enquanto que o sistema 1 a ignora. As unidades podem compartilhar as informações de muitos sensores.


ESTRUTURA DO SISTEMA MULTIPLEX DA IVECO

O sistema Multiplex utilizado sobre esta nova gama de veículos está composto por uma série de centrais de comando eletrônicas conectadas entre si por meio de linhas CAN.
Todo o sistema pode ser subdividido em quatro áreas diferentes, dedicadas respectivamente ao controle dos sistemas veiculares (ABS, EDC, etc.), ao sistema elétrico/eletrônico básico (luzes, limpador do pára-brisa, vidros elétricos, etc.), aos sistemas de informação para o motorista (rádio, telefone, etc.) e à visualização e controle de todo o sistema multiplex (Computador da Carroceria. Conjunto de Instrumentos, etc.).


As linhas CAN (Rede da Área do Controlador) utilizadas para conectar as centrais de comando do veículo tem chicotes específicos que permitem o intercâmbio de grandes quantidades de dados entre os diversos sistemas.
As utilizadas no sistema Multiplex são quatro: VDB, BCB, ICB, IDB.


Os cabos utilizados para as diferentes linhas “CAN” presentes sobre o veículo estão
trançados na parte interna de sua capa.
Oferecem esta característica para eliminar as perturbações elétricas sobre os sinas.

As capas estão identificadas com diversas cores:
 
o PRETA - VDB


o CINZA - BCB

o VERDE - ICB / IDB

o AZUL - IDB
 
EXEMPLO DE TRANSMISSÃO DE DADOS

Função Multiplex: acendimento da luz de direção esquerda
 
Ao acionar o interruptor do comutador das luzes se fornece um sinal de nível baixo à central eletrônica SWI (central eletrônica da interface entre o comutador e o sistema), que o transfere à linha de comunicação ICB. Esta linha permite a comunicação entre o CONJUNTO DE INSTRUMENTOS e o COMPUTADOR DA CARROCERIA, pela qual o sinal previamente enviado alcança estes dois componentes permitindo o acendimento da luz de sinalização “luz de direção ativada” colocada sobre o Conjunto de Instrumentos e, através do Computador da Carroceria, é enviada através de outra linha de comunicação, denominada BCB, a outras duas centrais de comandos, a RFC e a FFC, que permitirão o acendimento dos respectivos indicadores de direção.
A RFC comandará o indicador de direção traseiro esquerdo e a FFC o indicador dianteiro esquerdo.

Testes de eficiência na Linha CAN

Para poder controlar o estado de eficiência das linhas CAN presentes no veículo, é necessário realizar algumas medições nas linhas correspondentes. Para poder realizar estas medições, é necessário desconectar o conector J2 do COMPUTADOR DA CARROCERIA e introduzir um multímetro nos respectivos pinos.


NOTA. Antes de fazer qualquer comprovação da linha é necessário desconectar sempre as baterias antes.



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