Pesquisar este blog

terça-feira, 16 de novembro de 2010

BIODIESEL

O QUE É BIODIESEL?

O biodiesel é um combustível renovável que pode ser obtido por diferentes insumos, como por exemplo óleos virgens ou usados, oriundos das mais diversas oleaginosas do país, facilitando o surgimento de alternativas energéticas regionais, configurando-se numa excelente contribuição para a sustentabilidade, em todas as suas dimensões, seja econômica, ambiental ou social.
Embora existam diversas matérias primas capazes de produzir o biodiesel, a partir tanto dos óleos vegetais, como os de dendê, copaíba, amendoim, soja, algodão e mamona, quanto a partir das gorduras animais e dos resíduos gordurosos, a experiência internacional na produção industrial é concentrada no uso de óleo de
colza, girassol e soja. Em menor escala também se encontra a experiência com uso de óleos residuais.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. A mistura de 2% de biodiesel ao diesel de petróleo é chamada de B2 e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.
 
COMO É PRODUZIDO O BIODIESEL?



A forma mais comum de obtenção de biodiesel é por meio da reação dos óleos vegetais com metanol ou etanol (5 partes de óleo para uma de metanol, aproximadamente), na presença de um catalizador, em processo químico conhecido como transesterificação. Os produtos desta reação são a mistura de ésteres etílicos ou metílicos de ácidos graxos (biodiesel), que compõe o próprio biodiesel e glicerina, cujo maior constituinte é o glicerol.

MISTURA BIODIESEL/DIESEL


O biodiesel pode ser usado misturado ao óleo diesel proveniente do petróleo em qualquer concentração, sem necessidade de alteração nosmotores Diesel já em funcionamento. Observe que o biodiesel não é o mesmo que o óleo vegetal bruto: é um combustível produzido através de um processo químico que remove a glicerina, prejudicial ao motor, do óleo vegetal. A concentração de biodiesel é informada através de nomenclatura específica, definida como BX, onde X refere-se à percentagem em volume do biodiesel. Assim, B2, B5, B20 e B100 referem-se, respectivamente, a combustíveis com uma concentração de 2%, 5%, 20% e 100% de biodiesel (puro).
O uso de óleo vegetal puro ou misturado ao óleo diesel podem causar problemas de carbonização e depósitos nos bicos injetores e sedes de válvulas, além do desgaste prematuro dos pistões, dos anéis de segmento e dos cilindros. Outros problemas estão relacionados à diluição de óleo lubrificante, dificuldade de partida a frio, queima irregular, eficiência térmica reduzida, odor desagradável dos gases de escape e emissão de acorleína, substância tóxica emitida a partir da queima da glicerina contida nos óleos vegetais.
Os veículos com motorização mecânica e eletrônica produzidos pelas Montadores no Brasil estão aptos a receber misturas de biodiesel até 2%, ou B2. Tem-se realizado testes com misturas de 5%, ou B5, de acordo com o padrão de qualidade exigidos no Brasil1, a fim se garantir no futuro sua utilização sem problemas no mercado nacional.
O uso indevido do biodiesel com mistura acima do B2 pode causar problemas como entupimento dos filtros de combustível e do sistema de injeção  além do ressecamento de elastômeros (materiais com composto de borracha, como mangueiras, etc) e diluição de óleo lubrificante, 1 A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Combustíveis Renováveis (ANP) publicou a Portaria nº 42/04 que contém a especificação do biodiesel B100 e seu respectivo Regulamento Técnico n° 04/04, a ser adicionado ao óleo diesel mineral comercial, conforme ANP n° 310/01.

AS VANTAGENS DO BIODIESEL


• É energia renovável. As terras cultiváveis podem produzir uma enorme variedade de oleaginosas como fonte de matéria-prima para o biodiesel. É constituído de carbono neutro. As plantas capturam o CO2 emitido pela queima do biodiesel e separam-no em carbono e oxigênio, zerando o balanço entre emissão dos veículos e absorção das plantas.

Referências


· Wikipédia - http://wwwwikipedia.com

· Petrobras Distribuidora - http://www.br.com.br

· www.biodiesel.gov.br

· Volkswagen do Brasil.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário