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quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Motor NGD 9.3E "Turboalimentador de Geometria Variável (EVRT®)"

Turboalimentador de Geometria Variável (EVRT®)


 
1. Saída da turbina
2. Entrada de óleo
3. Saída do compressor
4. Carcaça do compressor
5. Entrada da turbina
6. Carcaça da turbina
7. Saída de óleo
8. Entrada do compressor
9. Chicote
10. Módulo de controle de turboalimentador

A característica chave do Turboalimentador de Geometria Variável (EVRT®) são os vanes acionados na carcaça da turbina. Os vanes modificam características de fluxo dos gases de escape, através da carcaça da turbina. O benefício é a capacidade de controlar a pressão interna para as várias rotações do motor, bem como para as várias condições de carga, reduzindo o nível de emissão de gases.

Sistema de Circuito Fechado EVRT®


O Turboalimentador de Geometria Variável (EVRT®) é um sistema de circuito fechado que utiliza um sensor de contra-pressão de escape para fornecer um retorno ao ECM. O ECM utiliza o sensor EBP de contra pressão de escape para monitorar continuamente o EBP e ajustar o ciclo de trabalho ao EVRT®, de modo a atender as exigências do motor.

O módulo de controle EVRT® recebe um sinal modulado do ECM. Um micro-chip controla o motor de passo de acordo com a posição desejada. O motor de passo gira uma alavanca de manivela, controlando a posição do vane. Vanes de acionamento são montados ao redor da circunferência interna da carcaça da turbina. Um único anel une todos os vanes. Quando este anel é movido, todos os vanes são movidos para a mesma posição. O movimento do anel ocorre quando a alavanca de manivela no módulo de controle é movida. O fluxo de gás de escape pode ser regulado, dependendo da contra-pressão requerida para a rotação e carga do motor.

Vanes fechados


Os vanes fecham quando a contra pressão de escape é baixa. Os gases de escape têm que acelerar para passar pelas pequenas passagens dos vanes. O aumento da contra pressão de escape faz com que os gases sejam recirculados para o sistema EGR .

Vanes abertos

Os vanes abrem quando a contra pressão de escape é alta e existe a possibilidade de over-speed. Os vanes abertos resultam no baixo fluxo de gases de escape e reduzem a velocidade da turbina.

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