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terça-feira, 30 de março de 2010

Sistema Common Rail F-250 4x4 MaxPower (Parte 01)

Sistema Common Rail
No sistema de injeção Common Rail a produção de pressão e a injeção são desacopladas. A pressão de injeção é produzida independente da rotação do motor e do volume de débito, e está pronta no “Rail” (galeria de combustível) para a injeção. Instante e volume de débito são calculados eletronicamente na unidade de comando (PCM) e injetados pelo injetor (unidade de injeção) em cada cilindro do motor através de uma válvula eletromagnética.
Com o injetor e a alta pressão sempre disponíveis é possível formar uma injeção de extrema precisão, além da possibilidade de efetuar uma pré-injeção antes da injeção principal.
A principal vantagen do sistema Common Rail em relação aos sistemas convencionais é que pressão e volume de injeção podem ser determinados de modo independente para cada ponto de operação do motor, oferencendo assim um maior grau de liberdade para a formação da mistura, além disso, o volume e a pressão de injeção podem ser reduzidos no início da injeção (durante o atraso da ignição entre o início da injeção e início da combustão).
Tudo isso contrubui para que o motor tenha seu máximo rendimento, com o menor índice de
emissões de poluentes e ruído de operação.

Modulo PCM


O modulo PCM tem a função de gerenciar todo o funcionamento do motor. Instalado sobre uma placa de arrefecimento no lado esquerdo do bloco no motor, o combustível do sistema de alimentação passa em contato com a parte traseira do PCM para remoção de calor de seus componentes internos.
A etiqueta de identificação do modulo PCM contém informações importantes, principalmente em caso de substituição. São elas: número de peça, número de série, código de data, número de serie do motor código do PCM que identifica o seu software.
Em caso de substituição do PCM, o mesmo deve ser configurado com o veículo após sua instalação. Esta configuração inclui o número do chassi do veículo e alguns parâmetros de controle do motor.





Conectores do Modulo ECM


O modulo PCM é ligado ao motor e ao veículo através de três conectores, com vedação e travas especiais que facilitam a remoção e instalação dos chicotes.

• Conector (B) de 89 pinos ligando PCM ao veículo

• Conector (A) de 36 pinos ligando o PCM aos sensores

• Conector (C) de 16 pinos ligando o PCM as eletro válvulas injetoras.




Funcionamento do Módulo PCM


A principal função do PCM é a injeção de combustível. O modulo PCM recebe as informações de todos os sensores e compara-las com os parâmetros pré determinados em sua memória e determinar:

• A pressão do condutível no tubo Rail;

•O débito do combustível a ser injetado;

• E o inicio de injeção do combustível;

Para determinar a pressão no tubo Rail, o modulo PCM verifica a pressão de injeção através do sensor de pressão do Rail, analisa os sinais dos outros sensores, compara-os com o parâmetro pré-determinados em sua memória e por fim comanda o atuador eletrônico de combustível instalado na estrada de alimentação da bomba de alta pressão do sistema Common Rail.

Por: Arli das Neves Júnior

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